Thursday, 14 December 2017
Artigo: Baluns em Circuitos de CFTV
Baluns em Circuitos de CFTV

O nome “Balun” é um acrônimo de “Balance-Unbalance”, ou Balanço e Não Balanço, sendo geralmente um transformador com o lado primário conectado a um sinal e a um terra (como o coaxial), e o outro lado com ambos condutores flutuando relativamente ao terra, com o sinal fluindo entre eles.

 


grafico-coaxial
grafico-par-trancado

Balanço– o desenho anterior demonstra que o sinal balanceado trafega pelos dois condutores combinados, pois seus trajetos para o terra são idênticos, ambos são DC e operam em altas freqüências. Qualquer interferência em um dos fios condutores causará flutuação em sua voltagem. Adotando-se o Cabo de Par Trançado- UTP (Unshielded Twisted Pair), a interferência neste condutor irá influenciar o outro, desde que ambos flutuem, sendo fundamental para isto que no fim do cabo haja idêntica conexão para o terra, e que o circuito receba somente a diferença de potencial entre os condutores, que irão ignorar suas voltagens comuns do terra.

A propriedade eletrônica de rejeitar este “sinal comum”, ao receber sinal com diferença de potencial, é a base conceitual do funcionamento do Balun ou Conversor para Par Trançado.

O condutor do circuito é composto por pares de fios de cobre isolados, trançados entre si com passos previamente calculados, objetivando com isto reduzir a transferência eletromagnética e radiofreqüência externa. Outras importantes vantagens do Cabo UTP são baixo custo e pequena bitola, não preenchendo dutos de fiação, comparativamente a outros tipos de cabos.

 Circuitos Conversores de Sinais para Par trançado originam excelente largura de banda, dependente da qualidade e espessura do fio, passo da trança (categoria) e distancia percorrida.

O Cabeamento Estruturado de Redes de Cabos de Par Trançado- UTP, permite comunicações internas e externas (*) entre prédios, galpões, fábricas, escritórios, lojas, ruas, etc., que incluem voz, vídeo e dados. Os Cabos UTPs propiciam solução tecnica superior na transmissão, adequando-se a configurações de rede simples, possuindo inúmeras vantagens frente ao Cabo Coaxial, por somar eficácia na transmissão com baixo custo. Os Sistemas Estruturados por Cabo UTP, utilizando CAT 5e, são a solução ideal para cobrir relativamente longas distâncias, atender grande quantidade de câmeras, possibilitar ampliações do Sistema de CFTV, com menores custos de infra-estrutura.

Benefícios:

Instalação:

 

RESISTÊNCIA EM OHMS DOS CABOS

AWG Bitola em mm. 150 m 300 m 600 m 1 Km 1,6 Km
18 1,0 Ø 6,5 Ω 13 Ω 27 Ω 41 Ω 65 Ω
22 0,6 Ø 17 Ω 34 Ω 70 Ω 106 Ω 168 Ω
24 0,5 Ø 26 Ω 53 Ω 111 Ω 168 Ω 265 Ω

 

 

grafico-aterramento

 

Isolação de Terra- a imunidade à diferenças de potencial é uma característica dos Circuitos de Par Trançado que contenham Protetores para Loops de Terra, eliminando diferenças de potencial que possam existir quando houver conexões de um prédio para outro, de um pavimento a outro, ou em ambientes distintos;

O Balun deve estar conectado à Câmera ou DVR, com Protetores para Loops de Terra entre eles, com os chassis das Câmeras ou DVRs devidamente conectados ao terra.

 

Veja CONVERSORES PARA PAR TRANÇADO aqui.


Ultima atualização: 28/01/2013 - 0 Comentários
Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *