Monday, 25 September 2017
Artigo: Iluminação em CFTV
Iluminação em CFTV

Iluminação em CFTV

O ôlho humano enxerga a luz que abrange comprimentos de onda que vão de 400 a 700 nm (nano metros). Como referência, os comprimentos de onda de cores primárias são: azul= 400nm; verde= 500nm; vermelha= 700nm. A luz, forma de energia radiante visível ou não, sensibiliza o Sensor de Imagens (CMOS ou CCD) da Câmera de CFTV- transformando imagens em sinais elétricos.

O conjunto Lente-Câmera Convencional enxerga todo o espectro visível- portanto todas as cores. O conjunto Emissor de Luz Infra-Vermelho-Lente-Câmera- enxerga a faixa do ultravioleta. Assim, a primeira categoria se presta a ambientes iluminados ou fracamente iluminados- enquanto que a segunda é aplicável em escuro absoluto.

Portanto aplicações com adequada iluminação utilizam Câmeras Convencionais. Ambientes com baixa iluminação, em especial externos a noite, usam Câmeras Day&Night. Ambientes sem nenhuma iluminação exigem Câmeras Infra-Vermelho (Infra-Red).

A quantidade de iluminação é medida em LUX (Lúmens)- equivalente ao nível de iluminação de uma vela por metro cúbico, sendo a qualidade de uma imagem proporcional à entrada de luz pela conjunto Lente-Câmera.

 

TABELA DE NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO

Status do Ambiente

Iluminação

Tipo de Câmera

Qualidade da Câmera

Dia Claro 10.000 LUX Convencional Resolução Media
Dia Escuro 100 LUX Convencional Alta Resolução
Entardecer 10 LUX Convencional Alta Resolução
Anoitecer 1 LUX Day&Night Resolução Media
Noite de Lua Cheia 0,1 LUX Day&Night Alta Resolução
Noite com Lua Minguante 0,01LUX Day&Night Alta Resolução
Escuro absoluto 0 LUX Infra-Vermelho Media ou Alta Resolução

 

Uma boa câmera Day-Night ou P&B (Preto & Branco), consegue captar imagem em noites de lua cheia. Porém, uma câmera colorida irá necessitar de iluminação artificial para captar imagem nas mesmas condições. Caso não haja adequada iluminação no ambiente a ser filmado, requer-se iluminação artificial, composta por Lâmpadas Convencionais ou Leds Infra-Vermelhos instalados em Câmeras especializadas.

Para visualizar corretamente uma imagem, uma câmera requer uma certa quantidade de luz produzida de uma forma natural ou artificial. As câmeras P&B trabalham com qualquer tipo de fonte de luz, porém as câmeras coloridas precisam de iluminação que contenha todas as cores do espectro visível.

Natural – luz do sol, luz da lua. Artificial – lâmpadas incandescentes, fluorescentes, de mercúrio, iluminadores de Infravermelho etc.

A luz que incide na superfície de uma cena é refletida por seus componentes e visualizada. Entretanto objetos refletivos ou brilhantes podem produzir reflexos que irão comprometer a qualidade da imagem. Igualmente áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz e partes com pouca reflexão, resultarão em imagens com muito contraste, inadequadas para visualização. Para neutralizar estes problemas existem Câmeras especializadas.

 

Conheça como neutralizar os inconvenientes citados acessando ESCOLHA DE CÂMERAS DE CFTV.


Ultima atualização: 28/01/2013 - 0 Comentários
Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *