Sunday, 14 August 2022
SSD(s)- Solid State Drives
SSD(s)- Solid State Drives
Código: SSD - SSD(s)- Solid State Drives

O SSD- Solid-State Drive– (Unidade de Estado Sólido) é formado por circuitos integrados, não possuindo partes móveis, o que o torna totalmente silencioso, mais rápido, esquentam menos, consomem menos energia e são bem menores e mais leves. e são menos propenso a danos físicos do que o HD. Mas, as unidades de estado sólido tem muito menor capacidade de armazenamento do que o HD.

A maioria dos SSDs usam tecnologia MLC (Multi-Level Cell), guardando dois bits por célula. Modelos mais avançados empregando memória TLC (Triple-Level Cell), permitem gravar três bits por célula, incrementando a capacidade de armazenamento, mas mesmo assim com menor densidade do que o HD.

O sistema de gravação e leitura dos SSDs armazena dados em células de memória flash, portanto não volátil. É essa a versão usada em smartphones, tablets e computadores recentes. Algumas unidades de estado sólido salvam dados em memória RAM ou mesmo no próprio semicondutor, memórias voláteis, exigindo o fornecimento contínuo de energia, nestes casos.

A memória flash, tem célula composta por duas partes: Control Gate (Controlador) e Floating Gate. O Controlador é a parte que se comunica com o computador, ativando a célula. Os dados ficam armazenados no Floating Gate, isolado por duas camadas de óxido de silício, com carga negativa.

Para gravar dados, carga elétrica é aplicada no Controlador, cuja tensão disponibiliza alguns elétrons no Floating Gate, que se mantêm devido ao silício. Os dados permanece inalterados, até uma nova carga, permitindo serem interpretados continuamente.


(*) Especificações, de responsabilidade do fabricante, podendo ser alteradas sem aviso prévio. Imagens meramente ilustrativas.

Ultima atualização: 29/12/2021 - 0 Comentários
Comentários:
(*) Para cotação, orçamento e solicitação de preço nos enviar mensagem via Contate-Nos ou via e-mail pro@protecnos.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *